Folha de Flandres, também conhecidas apenas como flandre é o nome dado à folha laminada de aço-carbono revestida em ambas as faces com estanho pelo processo de eletrodeposição, esse processo faz com que evite a corrosão e o ferrugem do material, a folha não é encontrada na natureza.
São materiais com acabamento brilhante ou fosco em medidas variadas tanto na largura, comprimento e espessura, sua espessura está entre 0,13mm e 0,49mm.
Devido a sua excelente capacidade de vedação, opacidade e maleabilidade, a folha de flandres é largamente utilizada em processos de fabricação industriais de embalagens e na construção de eletrodomésticos, principalmente em produtos do nosso dia a dia, como por exemplo latas de bolo, latas de café, baterias, componentes elétricos, componentes de botijão de gás, etc.
Outra característica da folha de flandres é a sua reciclagem, seu material é de fácil reciclagem respeitando os requisitos de proteção ambiental.
São folhas de flandres com litografias diversas, oriundas de sobras de produção. Estas folhas tem espessuras e tamanhos variados podendo ter a impressão em uma ou nas duas faces. A impressão das folhas pode ser com verniz dourado ou verniz verde e litografia de produtos diversos e ainda podem estar dispostas nas faces da folha.
Usa um método denominado planográfico, em que a imagem e campos não-impressos estão essencialmente em um mesmo plano da matriz.
Podemos resumir Litografia como sendo o processo de impressão no corpo da embalagem.
A imagem abaixo exemplifica as camadas na criação de uma lata: